Cootravipa - A união que deu certo!

A Cootravipa é uma cooperativa social que tem, na sua essência, promover a inclusão e o resgate da dignidade através do trabalho e da geração de renda. É reconhecida pelos órgãos de representação, sendo referência nacional do cooperativismo social.  

Com o lema – A união que deu certo – prova a força do trabalhador e o poder da organização e do autêntico espírito cooperativo. Possui em seu quadro associativo 2.000 sócios ativos, das mais diversas categorias de profissionais, independente de faixa etária ou condição social.  Sua atuação e compromisso é junto às comunidades excluídas e marginalizadas de Porto Alegre.

A Cootravipa é resultado da crença de que, através do trabalho e da união pelo mesmo objetivo, podemos ser protagonistas da nossa própria história. Um exército de pessoas unidas por um ideal, que é a geração de renda e o resgate da cidadania através do trabalho digno. 



A cooperativa tem preocupação contínua com a qualidade de vida de seus associados, por isso oferece:

  • Programas de qualificação e capacitação;
  • Atendimento psicológico;
  • Assistência social;
  • Assistência médica;
  • Medicina do Trabalho;
  • Consultoria Jurídica;
  • Suporte de atendimento domiciliar quando necessário.

Comunidade

Nascida nos movimentos sociais, a Cootravipa prima pelo envolvimento em questões sociais. Um dos mais significativos é o vínculo com a comunidade em que está inserida, colaborando financeiramente com o Centro Comunitário da Vila Orfanatrófio I, a Creche Boa Esperança e o Centro de Atividades dos Meninos de São José, todos localizados no bairro Orfanatrófio, o mesmo de sua sede. 

Contribuindo, assim, com a retirada de crianças e adolescentes das ruas e oportunizando, na maioria das vezes, postos de trabalho aos seus familiares.

Valores cultivados no convívio com a comunidade:

- Responsabilidade
- Transparência
- Respeito
- Participação

Parcerias

Por acreditar que, através do trabalho, é possível o resgate da dignidade do indivíduo, a reintegração social e uma sociedade economicamente mais justa, a Cootravipa mantém parcerias com órgãos de representação como:

- GAPA (Grupo de Apoio e à Prevenção da AIDS);
- FASC (Fundação de Assistência Social e Cidadania);
- Centro de Atenção Integral em Saúde Mental (Cais Mental) e Albergues Municipais.

Quando possível, pessoas encaminhadas por esses órgãos recebem oportunidade de associarem-se e trabalharem na cooperativa.

 

Projetos Desenvolvidos

A Cootravipa acredita na transformação da vida através do trabalho e da educação contínua de seus cooperados. Por isso, desenvolve projetos de capacitação e formação, como: liderança e coordenação, dicção e oratória, orientação e prevenção de uso de drogas, planejamento familiar, prevenção à tuberculose, rubéola e dengue. Através de palestras e grupos de discussão, abre espaço para a reflexão sobre questões sociais e de saúde pública que fazem parte do dia a dia dos cooperados.

Promover o conhecimento, a conscientização e a participação efetiva dos associados é de fundamental importância no processo de resgate da cidadania.


Projetos Realizados

Planejamento Familiar e Doenças Sexualmente Transmissíveis

Nesta formação, os cooperados são orientados quanto aos métodos contraceptivos oferecidos na rede de saúde pública, bem como conscientizados quanto a necessidade de um planejamento adequado do número de filhos. Ministrado por psicóloga, o objetivo é discutir questões relacionadas às dinâmicas familiares, assim como promover um equilíbrio familiar e financeiro.

Os cooperados também são instruídos quanto à origem e tipos de doenças sexualmente transmissiveis,  assim como métodos preventivos e de tratamentos oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Como muitos dos cooperados são oriundos de situações de vulnerabilidade social, as capacitações quanto a questões sociais e de saúde são essenciais para seu pleno desenvolvimento na sociedade.

Educação Cooperativista

Com atitude inovadora, postura ética e transparente em tudo o que faz, desde 1996 a Cootravipa envolve seus associados no processo de educação cooperativista.

Através de palestras e debates, esclarece seus direitos e deveres como associados. O objetivo é fortalecer o cooperado como sujeito parte da história da instituição e conscientizar de seu papel como principal agente transformador da sociedade. 

Na formação, é desenvolvida a consciência cooperativista dos participantes, contribuindo para o fortalecimento das relações sociais e econômicas na sociedade cooperativa.

Treinamento e qualificação dos sócios supervisores

A Cootravipa é formada por quase 2.000 famílias que, muitas vezes, tem na cooperativa única fonte de renda. Cumpre uma função social importante, porque não discrimina raça, credo ou posição social. Oportuniza trabalho a pessoas egressas do sistema prisional, portadores de várias doenças e deficiências, idosos, mães chefes de grandes famílias, albergados, moradores de rua e dependentes químicos em recuperação, entre outros. 

Ciente de que seus valores humanos são as razões do seu sucesso, desenvolve práticas e programas internos de treinamento de seus sócios supervisores. Estes associados são qualificados para coordenar os trabalhos e responder pela qualidade dos serviços prestados. 

Assim, mantém as equipes motivadas e engajadas aos objetivos junto a seus clientes.

Cursos de Qualificação

Além de gerar trabalho e renda, a Cootravipa atua em parceira com outras instituições para desenvolver projetos que visam à qualificação profissional, promovendo  dessa forma, o crescimento do indivíduo e resgate da autoestima.

Esta rede é formada pela Federação das Cooperativas de Trabalho (FETRABALHO), Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (OCERGS), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP) e Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (ESCOOP).

Alguns cursos oferecidos a seus associados, sócios e supervisores:
-NR 33
-NR 35
-NR 10
-Gestão de Pessoas
-Empreendedorismo
-Dicção e Oratória
-Operador de roçadeira
-Primeiros Socorros
-Tecnólogo em Gestão Cooperativa (curso superior)

 

Projetos de Drogas Lícitas e Ilícitas

Informar os vários tipos de drogas lícitas e ilícitas e seus efeitos, através de uma abordagem realista e sem preconceito, tratando das consequências do consumo como problema de segurança familiar e pública, reconhecendo e orientando sobre possíveis tratamentos.

Fale Conosco

Tire suas dúvidas, agende uma visita ou venha nos visitar e conversar sobre nossos serviços prestados.

Contato